Apresentando

Apresentando
Apresentando os clássicos da Sociologia: da esquerda para a direita: Karl Marx, Èmile Durkheim, Max Weber e Florestan Fernandes

sábado, 27 de outubro de 2012

Estudantes prometem pressionar Senado para votação do PNE

 A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) pretendem pressionar os senadores para a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Depois do segundo turno das eleições municipais, as entidades lançarão a campanha "Somos Todos 10%". A UNE vai distribuir 70 mil jornais, além de cartazes e adesivos, chamando os estudantes para a campanha nas redes sociais.
Na semana passada, os deputados concluíram a votação do Projeto de Lei 8035/2010, que trata do PNE, depois de dois anos de tramitação na Câmara. O texto aprovado pelos deputados federais fixa a aplicação de 10% do PIB na educação, até 2020 - e deve ser um dos pontos mais polêmicos na votação no Senado, que ainda receberá o projeto aprovado na Câmara.
A proposta original do Executivo previa destinação de 7% do PIB. O percentual foi sendo ampliado gradualmente devido à pressão dos estudantes e de um acordo entre o governo e a oposição. Atualmente, a União, os estados e os municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB na área.
Para garantir a destinação dos 10% do PIB, as entidades estudantis reivindicam que 100% dos royalties do petróleo e metade do fundo social do pré-sal sejam destinados à educação.

Veja matéria completa no site: AGÊNCIA BRASIL

Lançamento da coleção Biblioteca Básica Brasileira marca comemorações pelos 90 anos de Darcy Ribeiro

 Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Fundação Darcy Ribeiro lançou hoje (25) a coleção Biblioteca Básica Brasileira, uma iniciativa idealizada em 1962 pelo professor e antropólogo Darcy Ribeiro com o objetivo de “apresentar o Brasil aos brasileiros”. O lançamento é parte das comemorações de nascimento de Darcy Ribeiro que, se vivo estivesse, estaria completando amanhã (26) 90 anos.
A fundação distribuirá gratuitamente 360 mil livros para todas as bibliotecas públicas do país. O primeiro volume da coleção, América Latina: A Pátria Grande, reúne ensaios sobre a identidade latino-americana e a urgência de sua integração. Darcy destaca o papel de liderança que o Brasil assumiria no bloco político internacional. "Com um olhar visionário, é como se o autor, graças à lucidez de suas análises e à validade intocada de cada palavra escrita, ao buscar respostas, tivesse antecipado o que aconteceria em toda a América Latina", avalia os responsáveis pelo projeto.

Clique no site: AGÊNCIA BRASIL para ver a matéria na íntegra.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público

Brasília - As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado hoje (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Comissão da Câmara aprova redação final do PNE destinando 10% do PIB para educação

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje (16) a redação final da Plano Nacional de Educação (PNE). Com isso, a matéria segue para o Senado. O PNE prevê investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2023. O percentual provocou debate entre vários setores porque o Executivo desejava que índice fosse de 8% do PIB.
“Esta é mais uma vitória da educação. Esperamos que o Senado mantenha os 10% do PIB para educação aprovados pela Câmara”, disse o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nilton Lima (PT-SP).

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Missa em homenagem aos Professores e Professoras

CONVITE

Prezado (a) professor (a)

A Diocese de Paranavaí tem a alegria de convidá-lo (a) para participar da Celebração Eucarística pela passagem do dia do professor, dia 15 de outubro de 2012, segunda-feira, às 19h e 30min, na Catedral Maria Mãe da Igreja.

Será um momento de louvor e ação de graças a
Deus pela desafiadora missão
de ser educador.

Desde já contamos com
sua valiosa presença.

Dom Geremias Steinmetz

Bispo da Diocese de
Paranavaí

AGRADECIMENTO

Quero agradecer imensamente os votos que obtive nesse pleito eleitoral, foram no total 360. Aprendi muito, conheci muita gente bacana, preocupado com o futuro da Política de nossa cidade, participei ativamente do grande debate que envolveu a nossa querida Paranavaí. Quero agradecer a Deus, a minha família, os meus colegas Professores, amigos, estudantes e todos aqueles que acreditaram e confiaram na nossa candidatura e na nossa maneira de fazer Política, com propostas sem assistencialismo, clientelismo ou qualquer tipo de favores em troca de votos. Tenho certeza que vamos, a partir de agora, construir o nosso retorno para 2016 se Deus assim nos permitir. Um grande abraço do Professor Carlos.